Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal

O que é a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal?

A Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal é um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem aplicados em elementos como a barra de governo, portais institucionais, sítios temáticos, informativo, redes sociais, guia de serviços, guia de aplicativos e outras ferramentas digitais.

A partir da adoção pelos órgãos do Poder Executivo federal das premissas contidas na identidade digital, é esperado alcançar os seguintes objetivos:

• Qualificar a comunicação, permitindo que o cidadão encontre, com mais facilidade, as informações sobre as políticas públicas, equipamentos e serviços ofertados pelo Governo Federal.
  • Padronizar as propriedades digitais (ambientes digitais que possuem gestão e chancela de um órgão do governo) e alinhar a estratégia de comunicação dos órgãos do Poder Executivo federal.
  • Padronizar as soluções digitais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações com foco no cidadão.
  • Garantir o acesso a todos, independentemente da forma ou dispositivo de conexão, garantindo a acessibilidade digital e o acesso a qualquer momento.

Porque devo aderir à Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal? Ela é obrigatória? Se sim, quais órgão são obrigados a adotá-la?

A Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal deve ser adotada porque ela tem como objetivo qualificar a comunicação do Governo com a sociedade em ambientes digitais; padronizar as propriedades digitais do Poder Executivo federal; facilitar o acesso da população às informações de interesse público e sobre as políticas públicas; integrar as plataformas digitais do governo; e imprimir mais credibilidade às informações disponibilizadas.

A padronização das soluções digitais representa economia de recursos, uma vez que os órgãos adotam ferramentas já estruturadas, e possibilita uma experiência digital comum no acesso aos portais e sítios do Governo Federal.

O projeto da Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal foi pensando com foco no cidadão e no fortalecimento da cidadania. Todas as características citadas acima, aliadas a uma linguagem multimídia de fácil entendimento, permitem que o interessado consiga, de fato, ter conhecimento e compreensão do assunto procurado.

É obrigatória a adoção aos órgãos e entidades da administração federal que mantenham ou venham a manter sítios ou portais nos domínios do Poder Executivo federal, perfis nas redes sociais, aplicativos e demais propriedades digitais.

É facultado o uso dos elementos da Identidade Padrão de Comunicação Digital às empresas públicas e sociedades de economia mista e obrigatória a utilização da barra de identidade visual do Governo Federal na internet em todos os casos.

A Techmob se organizou em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Uberlândia, onde nos capacitamos e adotamos um time qualificado a desenvolver Web Sites atendendo a Nova Identidade Visual do Governo Federal.